Mini-mapa de FARO, ALGARVE!
A esquina azul representa a Marina e Baia central da Baía de Faro. A flecha em direção norte indica em termos gerais, o caminho aos pontos norte de interesse de Faro, assim como o caminho para o AEROPORTO, Portimão e LISBOA. Explicação dos pontos 12, e 14 e 18 seguem:
12. Ermida da N.S.da Esperança Com origem no XV/XVI, foi reconstruída no XVIII. Cúpula e torre sineira com decoração "rococó". Em anexo, funcionou uma gafaria (hospital de leprosos).
14. Celeiro de São Francisco Claustro de linhas harmoniosas. Anexa à igreja, o edifício do antigo convento, adaptado a Escola de Hotelaria e Turismo.
15. Ermida da Nossa Senhora do Pé da Cruz
16. Ermida de São Luis Localizada nos antigos arrabaldes da cidade, é uma construção do séc. XVII com profunda remodelação no início do séc. XIX.
17. Ermida de São Miguel Capela particular (séc. XVIII) de uma casa senhorial.
18. Teatro Lethes Antigo Colégio da Igreja de Jesus (sécs. XVI/XVIII). Fachada com a habitual sobriedade das edificações jesuíticas. Transformado em teatro em 1845, é um interessante exemplo de uma casa de espectáculos de província dos sécs. XIX/XX.
MAPA MAIS AMPLO DE FARO (OS PONTOS 1 A 10
do mapa estão aqui detalhados:
Aqui encima: a baia, e a cidade velha. A flecha a "Brás de Alportel" também indica a saída do Centro Antigo: em direção ao aeroporto, a outros pontos do Algarve (ao Atlântico - mar aberto a esquerda, e o litoral que chega a fronteira com a Espanha à direita, ou oeste. Em direção norooeste chega-se a Lagoa, Portimão, e a autoestrada a Lisboa.
1. Vila Adentro (Cidade Velha)Atravessar o Arco da Vila, no topo do Jardim Manuel Bivar, é outro mundo, com séculos de história, ao encontro da cidade árabe e medieval. Na V.Adentro ou Cidade Velha como os farenses lhe chamam mouros ecoavam nas ruas e praças empedradas: os mais importantes e antigos monumentos duma cidade histórica estão aqui.
2. Sé - Catedral Construída no séc.XIV, ficou parcialmente destruída com o terremoto de 1755. Após foram realizadas grandes reparações:um dos monumentos mais sumptuosos da V.Adentro
3. Igreja da Misericórdia Erguida em 1583, no local onde antes existia a ermida manuelina do Espírito Santo, assistiu a história da capital algarvia. Com planta de cruz grega e traço manuelino e barroco, não perca no seu interior a pia d'água benta, feita dum capitel visigótico.
4. Paço Episcopal O edifício do Paço Episcopal de Faro na Vila Adentro (Cidade Velha) foi erguido em 1581. Apresenta uma arquitectura chã e uma magnífica biblioteca com influências barrocas, do século XVIII.
5. Estátua do Bispo O desenvolvimento de Faro está ligado ao nome de muitos homens, como é o caso de Dom Francisco Gomes de Avelar (1736-1816). Ele dedicou sua vida e fortuna a Faro, contribuindo para a sua evolução, seu nome está em construções, monumentos e outros edifícios. 6. Ermida da Nossa Senhora do Repouso Castelo
7. 0 Castelo, elemento importante das defesas medievais, foi alterado quando da adaptação a bocas de fogo (séc. XVII), tendo-lhe sido anexado um revelim.
8. Igreja de São Pedro
9. Igreja do Carmo Edifício de grandes dimensões, marca, com a sua fachada imponente e as duas torres sineiras, o perfil da cidade de Faro. A sua construção abrangeu praticamente todo o séc. XVIII e o início do séc. XIX.
10. Igreja do Capuchos Construção do início do séc. XVII, tem uma fachada característica da arquitectura capucha com arcadas e um nicho com imagem. Pequeno e harmonioso claustro. 11.Ermida de S.Sebastião Do edifício medievo apenas resta uma capela gótica com abóbada artesoada. Retábulo de talha dourada (séc. XVIII) e paredes revestidas a azulejo (séc. XVII).
12. Ermida da N.Senhora da Esperança. Com origem no séc. XV/XVI, se reconstruiu no XVIII. Cúpula/Torre com decoração "rococó". Em anexo, funcionou uma gafaria-hospital de leprosos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário